Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ligações

Veja Também...



Contacto

Facebook


Asus ESC4000 G2S - O Supercomputador

Publicado por Sérgio Meireles, Quinta-feira, 04.12.14

A ASUS anuncia que os seus servidores ESC4000 G2S entraram com distinção no topo da lista dos supercomputadores com melhor eficiência energética da Green500, depois da implementação do cluster L-CSC em Darmstadt, pela empresa alemã GSI Helmholtzzentrum für Schwerionenforschung, em cooperação com o Frankfurt Institute for Advanced Studies (FIAS). O cluster vai ser usado para simulações de Física Teórica no campo da cromodinâmica quântica.

 

Alimentado por 160 servidores de supercomputadores ASUS ESC4000 G2S, 224 módulos dual-GPU AMD® FirePro™ S9150, uma matriz de 112 processadores Intel® Xeon® E5-2690 v2 e 896 módulos de memória 16GB 1.35v DDR3-1600, o cluster L-CSC da GSI gere uma relação de desempenho/eficiência de 5,27 GFLOPs (5270MFLOPs) por watt — um valor que vai além do apresentado por muitos outros concorrentes e que coloca esta solução no topo do prestigiado ranking da Green500.

 

Tom Lin, General Manager da Server BU da ASUS, referiu que “a ASUS tem uma posição fiável e duradoura no campo da computação de alta performance - high-performance computing (HPC) – e orgulha-se desse facto. Ao estarmos no ranking da Green500 de 2014 alcançámos um novo nível, graças ao ambicioso projeto GSI com servidores ASUS ESC4000 G2S GPU. Orgulhamo-nos de oferecer aos nossos clientes soluções capazes de garantir um desempenho sem paralelo e uma invejável eficiência energética. O cluster GSI assegura uma performance de topo para aplicações de HPC críticas — a ASUS está muito contente em participar de forma ativa neste projeto”.

 

 

O Dr. Volker Lindenstruth, professor da Goethe University em Frankfurt, director do Departamento de TI de GSI e Presidente do Conselho Executivo do Institute for Advanced Studies, sublinhou: “Os supercomputadores são elementos inevitáveis para as pesquisas que se fazem nos dias que correm. Os desafios científicos requerem os computadores mais rápidos do mercado, mas não nos podemos esquecer do consumo energético e dos custos, para que possamos usar os recursos que estão à nossa disposição da melhor forma possível. Estamos muito entusiasmados por temos alcançado a primeira posição da lista Green500 com o L-CSC e agradecemos à AMD e à ASUS por esta excelente parceria.”

 

O ASUS ESC4000 G2S é a versão melhorada da premiada família de produtos ESC4000 G2. Baseada na plataforma dual Intel Xeon E5-2600 v2 e desenhada para utilização em ambientes que requerem servidores de GPU/coprocessamento de alta densidade, a série de servidores ESC4000 G2S conta com um design térmico altamente otimizado que oferece um índice de eficiência de processamento 20% acima da versão anterior e nove slots de expansão PCI Express® 3.0 (PCIe 3.0) x16.

 

Este design inovador e dedicado garante um poder de processamento de alta densidade, fácil capacidade de evolução e uma excecional eficiência energética, tornando a série de servidores ESC4000 G2S na escolha ideal para aplicações nos campos HPC de ciências médicas e da vida, engenharias, modelação financeira, virtualização e criação de conteúdos digitais – e com uma performance geral até 10% superior à oferecida em modelos anteriores.

 

A ASUS trabalhou em estreita colaboração com a AMD, o FIAS e a GSI para apoiar a investigação científica a nível nacional. Fundada em 1969, a GSI é uma infraestrutura de pesquisa dedicada a projetos muito relevantes, incluindo terapias de cancro.

 

O cluster de computação da GSI foi concebido e construído em conjunto com o FIAS, um instituto de investigação de física, neurociência, ciências de vida e ciências de computação. Este instituto líder mundial em pesquisa, que depende da supercomputação garantida pelos ASUS ESC4000 G2S, é uma fonte de informação essencial e fiável para milhares de investigadores de todo o mundo.

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


facebook