Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




PUB



Contacto

Facebook


Bing também já aceita pedidos de remoção de dados

Publicado por Sérgio Meireles, Sábado, 19.07.14

Depois do Google há algum tempo ter começado a permitir pedidos para remoção de dados dos índices de pesquisa, eis que o Bing da Microsoft segue pelo mesmo caminho e vai dar aos cidadãos Europeus a possibilidade de serem “esquecidos” pelo motor de busca.

 

Estas situações surgem depois de uma deliberação da União Europeia que visa proteger a privacidade e o acesso aos dados de cada indivíduo.

Depois de em Maio ter anunciado que iria permitir pedidos de remoção de dados, o Google já recebeu mais de 70.000 requisições, implicando mais de 250.000 páginas web.

 

 

      

 

 

A implementação da Microsoft no Bing faz com que, para fazermos o pedido de remoção de dados, tenhamos que responder a perguntas sobre o nosso papel na sociedade assim como facultar um documento de identificação oficial.

 

Ao contrário do Google a Microsoft passa assim a respeitar a diretiva europeia sem nunca se ter pronunciado sobre a mesma. Isto porque o Google já manifestou publicamente reservas sobre esta decisão, sobretudo por considerar que se baseia em dados pouco fiáveis e que viola a liberdade de expressão.

 

Mas isso, acredito, é um pouco como a pescadinha de rabo na boca: o que é mais importante? A liberdade de expressão ou o direito à privacidade?

Em todo o caso se quiseres recorrer a este serviço do Bing basta passares por aqui.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


facebook