Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ligações

Veja Também...



Contacto

Facebook


Ecrã partido? Não se deixe enganar na hora da reparação

Publicado por Sérgio Meireles, Quarta-feira, 01.04.15

Partir o ecrã do smartphone é das coisas mais desagradáveis para o utilizador, quer pelo tempo que vai estar sem o dispositivo, quer pelo seu preço que, nalguns casos, chega a ser o preço de outro equipamento novo.

 

A maioria dos utilizadores, no entanto, não deita muito sentido as características técnicas dos visores dos seus dispositivos, sendo enganados nas lojas com ecrãs de ‘imitação’.

 

Para os utilizadores que tenham dispositivos de média/alta gama, como os Galaxy S4, S5, Sony Xperia Z, Lumia 820, 930 ou até o iPhone, é preciso apreciar com cuidado o ecrã original para não ser enganado nas lojas de telemóveis. Como saber isso?

 

Os ecrãs acima mencionados ou semelhantes – estamos a falar de equipamentos de gama média/alta, utilizam ecrãs com as tecnologias Amoled, Clear Black e vidro protetor Gorilla Glass. Estes ecrãs destacam-se por possuírem um fundo preto, ao contrário dos ecrãs de equipamentos de gama baixa, que possuem um ecrã em plásticos, geralmente de fundo acastanhado.

 

Se tem um desses smartphones e o vai mandar para reparação, compare o ecrã, veja se o fundo é preto e toque de leve com uma moeda, para ter a certeza que é original, de vidro, e não um ecrã de plástico de fundo acastanhado.

 

As imitações, para além de ser cobrado o preço de um original por algumas lojas, perdem capacidades em relação aos originais, quer à sensibilidade do touch, quer à definição da imagem.

 

Na imagem em baixo podemos ver detalhadamente as diferenças entre um ecrã Clear Black com vidro Gorilla Glass, e um equipamento de gama baixa com um ecrã de plástico, os tradicionais nos equipamento mais baratos.

 

Já sabe, da próxima vez que for trocar o ecrã do seu smartphone, compare, se possível, tire uma fotografia antes para não ser enganado e utilize o truque da moeda, para atestar se é vidro ou plástico.

 

 

 
 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)


facebook