Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



Ligações

Veja Também...


Contacto

Facebook


‘FNAC Shaper Talks’. Jovens talentosos portugueses debatem o futuro do país

Publicado por Sérgio Meireles, Terça-feira, 28.03.17

fnac_shaper_talks.jpg.png

A comunidade portuguesa dos Global Shapers, jovens talentosos portugueses dedicados a contribuir para a solução de problemas atuais e futuros do país nas suas áreas de atuação, associa-se à FNAC para trazer ao espaço público um debate de ideias sobre diferentes temas essenciais para a sociedade portuguesa.

 

A parceria ganha forma através da realização de debates mensais, as “FNAC Shaper Talks”, que, durante um ano, vão abordar e discutir temas centrais para a construção do futuro do país: da Economia ao Desporto, da Saúde à Política, da Tecnologia à Cultura.

 

As “FNAC Shaper Talks” decorrerão nas terceiras terças-feiras de cada mês, pelas 18h30, na FNAC Chiado, espaço simultaneamente central e agregador da cultura na capital. A primeira “FNAC Shaper Talk” será realizada no dia 18 de abril e será dedicada à Educação.

 

Entre os jovens participantes, que já hoje intervêm decisivamente nestas áreas, contam-se o atual líder dos Global Shapers portugueses, Francisco Goiana da Silva (médico, docente universitário e gestor de saúde), Afonso Reis Cabral (escritor), Alexandre Farto (escultor conhecido por Vhils), Rui Maria Pêgo (apresentador), Inês Relvas (vice-curadora e consultora na Boston Consulting Group), Stephan Morais (fundador do Global Shapers Lisbon Hub e diretor executivo da Caixa Capital), Cristina Fonseca (co-fundadora da Talkdesk), Miguel Santo Amaro (co-fundador da Uniplaces) ou Miguel Nunes (Ator).

 

Cada debate será realizado sob a forma de uma mesa redonda moderada por figuras relevantes em cada uma das áreas abordadas, reforçando a ideia de que este é um debate dirigido ao público em geral, multigeracional e diversificado, sobre temas transversais à sociedade portuguesa.

 

A promoção desta geração de jovens que integram os Global Shapers, e as áreas que representam, articulam-se com a FNAC no seguimento do papel preponderante que a mesma tem assumido enquanto plataforma de divulgação de talentos em Portugal, bem como na democratização do acesso à cultura e na promoção de debates e temas relevantes.

 

 

“Estamos muito entusiasmados em poder dar continuidade ao nosso trabalho e com a possibilidade de partilhar a nossa visão sobre temas que são importantes para as novas gerações, levando o debate de ideias para o espaço da FNAC no centro de Lisboa, onde qualquer pessoa pode juntar-se e discutir connosco”, afirmou Francisco Goiana da Silva, líder do Global Shapers Lisbon Hub.

 

Esta iniciativa prossegue a estratégia de participação na orientação das políticas nacionais, quer através da promoção do debate, quer da participação direta em grandes processos decisórios, por parte dos jovens talentosos que integram o Global Shapers Lisbon Hub. Esta comunidade, criada a partir do Fórum Económico Mundial, é composta por 27 jovens portugueses dedicados a contribuir para a solução de problemas dentro da sua comunidade.

 

Das mais variadas áreas, estes indivíduos talentosos com menos de 30 anos e selecionados com base no seu percurso e compromisso em fazer a diferença, colocam o seu potencial de liderança ao serviço da comunidade e da sociedade, implementando projetos locais com impacto social.

 

Deste modo, as “FNAC Shaper Talks” procuram evidenciar as ideias e métodos que hoje permitem novas formas de cidadania ativa e de liderança ao serviço da comunidade, centradas em projetos locais com impacto social e empreendimentos de interesse público que permitam a construção colaborativa de um mundo mais pacífico, próspero e inclusivo.

 

 
 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)